Operar utilizando a plataforma que envolve a Cirurgia Robótica envolve diversas etapas e uma grande capacitação por parte do cirurgião. Além das etapas que envolvem a autorização por parte da empresa em permitir que se use a plataforma, a experiência com cirurgia minimamente invasiva, as etapas do procedimento, conhecimento em resolver quando situações não caminham bem fazem toda diferença para o sucesso do procedimento.
AS ETAPAS
Antes do treinamento criterioso na plataforma robótica, o cirurgião deve ser experiente na realização de abertas e nas laparoscópicas. Costumo dizer que o robô não ensina a operar, mas sim potencializa bons resultados que o cirurgião experiente está habituado a ter.
A partir daí, tudo começa com muitas horas de simulação no Simulador, um equipamento que possui todos os instrumentos que existem no robô real. A ideia é que o profissional consiga reproduzir, nesse aparelho, todas as situações envolvidas em uma cirurgia como realização de pontos, dissecções de estruturas, cauterização de pontos de sangramento, entre outros.
O simulador traz consigo um sistema de avaliação com parâmetros que servirão para aprimoramento do cirurgião.
Após essa primeira fase, o cirurgião vai para algum centro de treinamento para tirar a sua certificação, sem a qual nenhum médico é permitido a realizar qualquer procedimento robótico.
E, mesmo de posse dessa certificação, ao voltar para a sua cidade de atuação, o profissional deve ainda realizar as primeiras cirurgias com a ajuda de um Proctor, que é um cirurgião mais experiente que estará ao seu lado para orientá-lo e passar mais segurança nesse início.
São recomendadas, no mínimo, 20 cirurgias com acompanhamento para que o médico seja considerado apto a operar sozinho, com segurança e eficácia.
Mas o que de fato assegura a excelência é o tempo de experiência com o uso da tecnologia. Vivência em programas de Fellowship voltados para o aprendizado do robô, realizações de cirurgias, cursos, congressos, acompanhamento de cirurgias robóticas, levando dia após dia, ao refinamento da técnica e consequentemente das conquista dos melhores resultados.
Quanto mais fazemos, melhor faremos. E quanto mais experiente for o profissional no comando do robô, melhor a máquina entregará todos os benefícios que promete ao paciente.
Comentarios