(14) 3313-6740 | (14) 3235-3350

Clínica Integra - Av. Comendador José da Silva Martha, 3-30 - Jd Estoril, Bauru - SP

CDU - Centro de Diagnósticos da Unimed - Rua Agenor Meira, 12-34 - Centro, Bauru - SP

CHECK-UP

Há quem pense que check up médico é muitas vezes uma consulta desnecessária e sem importância. O que muitos pacientes deixam de levar em consideração é que as principais doenças que levam um paciente a morte muitas vezes não dão sintomas em seus estágio iniciais, ou quando dão já aparecem em situações agudas graves como as doenças cardiovasculares ou em estágios avançados como diversos tipos de cânceres.

Se não dispuséssemos de exames preventivos, perderíamos a chance de tratar alterações em nosso corpo que diversas vezes não dão sinais como a hipertensão, glicose e colesterol elevados, alterações iniciais dos rins, disfunções da tireoide, nódulos mamários, lesões no colo uterino, câncer de próstata, entre outros.

No Brasil, as doenças cardiovasculares como o Infarto Agudo do Miocárdio e a Insuficiência Cardíaca são as principais causa de morte, seguida do câncer. Quem tem história familiar de infartos, derrames, angioplastias coronárias, cirurgias de pontes de safena ou mamária ou histórico familiar de câncer, deve passar por uma avaliação preventiva com seu médico.

Em meus atendimentos busco de maneira individualizada informações do meu paciente que vão além da sua queixa ou do exame da rotina do urologista. Considero fundamental questionar sobre aspectos da saúde do paciente como um todo até para relacionar com possíveis doenças urológicas e mais que isso, buscar entender o paciente como um todo. Desse modo a depender de cada paciente, da sua história e de suas queixas, podemos lançar mão de diversos exames para avaliar a sua saúde.

O US Task Force é um orgão americano que reúne "experts" em prevenção de doenças e cuidados de saúde e que oferece recomendações sobre a realização de Check-Ups. Em minhas consultas, busco oferecer as recomendações desse grupo aos meus pacientes de Bauru e região, na tentativa de encontrar alterações e principalmente promover mudanças que possam fazer com que meu paciente adoeça.

Deixo a recomendação para que cada indivíduo, desde as crianças que devem passar em seu pediatra, até os adultos nas suas mais variadas idades, possam ser avaliados por um profissional da sua confiança para identificar alterações precoces de sua saúde e para receber orientações que possam impactar positivamente em sua qualidade de vida.