HPV

O HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

Trata-se de um vírus muito comum que pode se espalhar de uma pessoa para outra através do sexo anal, vaginal ou oral ou através de outros toques próximos de pele durante a atividade sexual. 79 milhões de americanos, a maioria no final da adolescência e no início dos 20 anos, estão infectados com o HPV. Quase todas as pessoas sexualmente ativas que não recebem a vacina contra o HPV são infectadas com o HPV em algum momento de suas vidas. É importante entender que contrair HPV não é a mesma coisa que contrair HIV ou HSV (herpes).

Como os homens contraem o HPV?

Você pode obter o HPV fazendo sexo com alguém que está infectado com o HPV. Essa doença se espalha facilmente durante o sexo anal ou vaginal e também pode ser transmitida através do sexo oral ou outro toque íntimo de pele com pele durante o sexo. O HPV pode se espalhar mesmo quando uma pessoa infectada não apresenta sinais ou sintomas visíveis.

Estando infectado o HPV causará problemas de saúde para mim?

A maioria das infecções por HPV desaparece por conta própria e não causa problemas de saúde. No entanto, se uma infecção não desaparecer, é possível desenvolver sintomas de HPV meses ou anos após a infecção. Isso dificulta saber exatamente quando você foi infectado. A infecção duradoura pelo HPV pode causar verrugas genitais ou certos tipos de câncer. Acredita-se que alguma pessoas apresentam lesões por questões relacionadas ao processo imunológico de cada indivíduo e sua capacidade em reagir contra o vírus.

Quais os sintomas do HPV?

A maioria dos homens que contrai o HPV nunca desenvolve sintomas e a infecção geralmente desaparece completamente por si só. No entanto, se o HPV não desaparecer, pode causar verrugas genitais ou certos tipos de câncer. Venha se consultar em nossa clínica de Bauru caso note na região genital lesões como verrugas ou crescimentos, caroços ou feridas incomuns no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta.

Como são as verrugas genitais?

As verrugas genitais geralmente aparecem como uma pequena protuberância ou grupo de protuberâncias na área genital ao redor do pênis ou do ânus. Essas verrugas podem ser pequenas ou grandes, elevadas ou planas ou com formato de couve-flor. As verrugas podem desaparecer ou permanecer iguais ou crescer em tamanho ou número. Geralmente, um profissional de saúde pode diagnosticar verrugas genitais simplesmente olhando para elas. Verrugas genitais podem voltar, mesmo após o tratamento.

O HPV pode causar Câncer?

Sim. O HPV em si não é câncer, mas pode causar alterações no corpo que levam ao câncer. As infecções por HPV geralmente desaparecem sozinhas, mas, quando não o fazem, podem causar o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Isso inclui câncer do colo de útero em mulheres, câncer peniano em homens e câncer anal em mulheres e homens. O HPV também pode causar câncer no fundo da garganta, incluindo a base da língua e as amígdalas. Todos esses cânceres são causados ​​por infecções por HPV que não desapareceram. O câncer se desenvolve muito lentamente e pode não ser diagnosticado até anos, ou mesmo décadas, depois que uma pessoa é infectada pelo HPV. Atualmente, não há como saber quem terá apenas uma infecção temporária pelo HPV e quem desenvolverá câncer após a infecção pelo HPV.

Qual o risco de Câncer no homem infectado pelo HPV?

Embora o HPV seja a infecção sexualmente transmissível mais comum, os cânceres relacionados ao HPV não são comuns em homens.

Certos homens são mais propensos a desenvolver cânceres relacionados ao HPV:

- Homens com sistema imunológico fraco (incluindo aqueles com HIV) que são infectados pelo HPV são mais propensos a desenvolver problemas de saúde relacionados ao HPV.
- Homens que recebem sexo anal são mais propensos a ter HPV anal e desenvolver câncer anal.

Como posso descobrir se tenho HPV?​

Um teste que pode ser realizado na pesquisa do HPV é a Captura híbrida, que é um exame molecular capaz de diagnosticar o vírus do HPV ainda que não tenham aparecidos os primeiros sintomas da doença. Permite identificar 18 tipos do HPV, divididos em grupo de baixo risco ou grupo A, que não causam câncer e de alto risco ou grupo B, que podem causar câncer. Para o grupo de baixo risco, detectam-se 5 tipos de HPV e para o de alto risco, 13 tipos.

Dr Bruno é um dos poucos profissionais habilitados a realizar esse exame na cidade de Bauru.

Como faço para eliminar o vírus do HPV?

Não há tratamento específico para o HPV, mas existem tratamentos para problemas de saúde causados ​​pelo HPV. As verrugas genitais podem ser tratadas pelo seu médico medicamentos ou procedimentos cirúrgico como cauterizações para eliminação das lesões. Os cânceres relacionados ao HPV tem maiores chances de cura quando diagnosticados e tratados precocemente.

Como posso diminuir a chance de contrair HPV?

A melhor forma de se proteger contra o vírus é se vacinar contra o HPV antes de se iniciar a atividade sexual. As vacinas oferecem proteção contra os vírus mais habitualmente relacionados ao desenvolvimento de cânceres tanto no homem, quanto na mulher.

1_edited.jpg