HOLEP E O TRATAMENTO DO CRESCIMENTO DA PRÓSTATA

A Próstata aumentada (Hiperplasia Prostática Benigna - HPB) é uma doença altamente incidente na população masculina a partir da 4ª década de vida, sendo que o crescimento da próstata comprime a uretra, causando desconfortos que prejudicam a qualidade de vida do homem na hora de urinar. Os sintomas refletem em muitas idas ao banheiro dia e noite e sensação de bexiga cheia, além de queda no fluxo urinário, infecções, cálculos na bexiga e danos aos rins.

Drº Bruno, como ocorre o tratamento do crescimento da próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna - HPB?

O aumento da próstata bem como os sintomas urinários provocados por ela, pode ser realizado por via medicamentosa inicialmente. Em casos refratários ao tratamento clínico, bem como nos pacientes que não toleram o uso das medicações, o tratamento cirúrgico é uma opção, sendo que hoje as técnicas minimamente invasivas tem ganhado grande espaço no tratamento.

O que é o Holep?

Holep ou Enucleação Prostática a Laser, é uma das técnicas cirúrgicas existentes para a remoção da parte prostática que sofre crescimento, possibilidade a retirada de todo o adenoma que cresceu. Nesse método enucleamos a próstata pelo canal da uretra, com um Holmium Laser, possibilitando a ressecção de próstatas de grandes volumes, sem a necessidade de cortes.

Para quem é indicado o Holep?

Na verdade a técnica pode ser utilizada na maioria dos casos que haja indicação cirúrgica para o tratamento. Podemos enuclear desde próstatas pequenas a de grandes volumes. Ela tem a vantagem de ser menos invasiva, pois é feita por um orifício natural, que é o canal uretral, sendo portanto, menos invasiva que as cirurgias com cortes e mais definitiva que a popular "raspagem" da próstata (RTU de Próstata), tendo em vista que conseguimos enuclear toda a parte central que tem o crescimento da glândula.

Como é o período que envolve  a cirurgia?

Trata-se de um procedimento de menor complexidade que as cirurgias abertas. Em geral o paciente realiza o procedimento que dura por volta de 1 a 2 horas. Ele permanece com uma sonda urinária, na maioria das vezes, até a manhã do dia seguinte, que é quando a sonda é retirada e o paciente pode ter alta.

Quais outras vantagens o senhor pode citar sobre a técnica?

O HOLMIUM LASER permite:

- MENOS SANGRAMENTO: hemostasia eficaz dos vasos prostáticos, levando a menos riscos de sangramento e menor risco de transfusões

- MENOR TEMPO DE INTERNAÇÃO: a maioria dos paciente poderão realizar o procedimento e ir embora de alta no dia ou após uma noite de internação.

- MENOR TEMPO DE SONDAGEM: em geral, os pacientes utilizarão a sonda vesical por 24 horas, podendo ser retirada antes da alta hospitalar, diminuindo riscos como de infecções urinárias por sondagem prolongada.

- RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA: a melhora dos sintomas urinários e o retorno as atividades diárias são muitos precoces, favorecendo a recuperação do paciente.

Há cobertura dos planos de saúde para a realização do HOLEP?

O procedimento de Enucleação Prostática com Holmium Laser geralmente oferece cobertura parcial pelo plano de saúde por não constar no Rol de procedimento da ANS. Nossa equipe tem grande experiência e poderá auxiliar os pacientes no processos de solicitações junto aos planos de saúde para entender as coberturas.

Os pacientes de Bauru, já contam com essa tecnologia em seus tratamentos?

Sem dúvidas. Dr Bruno mais uma vez, surge como pioneiro na realização da técnica. A UNIMED BAURU comprou o aparelho necessário para realização do procedimento, oferecendo a todos os pacientes que contam com o plano da operadora. Além de Bauru, dr Bruno conta com a possibilidade de realizar o procedimento na cidade de São Paulo capital, oferecendo também coberturas a outras operadoras de saúde. Estamos a disposição em auxiliar os paciente a entender custos e coberturas ligadas a esse procedimento inovador.