top of page

CIRURGIA ROBÓTICA

O Dr. Bruno Felipe Souza, médico Urologista, é titulado pela Sociedade Brasileira de Urologia, com especialização em Uro-Oncologia e Cirurgia Minimamente Invasiva pelo Hospital A.C. Camargo Cancer Center, com Certificação em Cirurgia Robótica pelo Centro Americano da Intuitive EUA, responsável pelo robô Da Vinci. Hoje conta com milhares de procedimentos realizados pela técnica, com grande expertise nos tratamentos dentro da Uro-Oncologia.

Os recentes avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento e o uso da tecnologia Robótica na realização de cirurgias. Trata-se do modelo Minimamente Invasivo, que traz consigo diversos benefícios, desde a realização do procedimento até a recuperação do paciente.

A empresa americana Intuitive Surgical foi a primeira fabricante de robôs cirurgiões em todo o mundo. O modelo mais atual disponível no mercado é o da Vinci Xi®. O aparelho tem quatro braços mecânicos e estes, por sua vez, são equipados com braços robóticos, seladores de vasos, grampeadores e emissores de laser. O sistema traduz imediatamente os movimentos das mãos, pulsos e dedos do cirurgião em ações precisas e em tempo real para as pinças cirúrgicas. As lentes e telas do console, onde o cirurgião visualiza o procedimento, permitem visão 3D, com ampliação de 10 a 15X, além de imagens por fluorescência.

Quais as aplicações da Cirurgia Robótica na medicina?

A Cirurgia Robótica começou a ser desenvolvida no início dos anos 2000, sendo que no Brasil já completamos 15 anos do uso do robô, desde a primeira cirurgia realizada em 2008. Diversas especialidades usam a plataforma, desde a Urologia, Cirurgia Do Aparelho Digestivo, Ginecologia, Cirurgia Torácica e Cardíaca, entre outras. Contamos com mais de 100 robôs no Brasil, já tendo sido realizadas mais de 30 mil cirurgias.

Mas afinal, o Robô opera sozinho?

Não, o robô definitivamente não faz nada sozinho. Todos os movimentos são controlados pelo cirurgião principal, que se senta em um console e, por meio de um monitor 3D, que aumenta de 10 a 15X a imagem, ele consegue visualizar o interior do paciente, sendo que ele controla os movimentos das pinças do robô por um joystick, algo parecido com um “Controle de Videogame”.

A Cirurgia Robótica pode ser utilizada em qualquer cirurgia da Urologia?

Há uma ampla gama de cirurgias de próstata, rim, bexiga, testículos, ureter, útero, nas quais se podem aplicar o método, sendo que as Prostatectomias para tumores de próstata e as Nefrectomias para tumores renais são as principais cirurgias realizadas na urologia. O mais importante é que o paciente seja avaliado por um especialista e que a cirurgia, seja ela qual for, possa ser realizada pelo método com o qual o profissional tenha maior experiência e melhores resultados.

Quais os principais benefícios do uso da Cirurgia Robótica?

Podemos destacar inúmeras como:

– Qualidade da imagem em 3D e liberdade de movimentos em 360º, que dão alto nível de precisão e liberdade para o procedimento;

– Imagem Full HD que traz dimensão de profundidade

– Cortes menores, de 5 a 8mm;
– Menor sangramento e menor chance de transfusões sanguíneas;
– Diminuição da dor e do uso de medicações analgésicas;
– Menor tempo de internação e rápida recuperação nas atividades cotidianas;

– Menor curva de aprendizado;

– Melhor recuperação funcional e em menor tempo, como da continência e da potência sexual.

Esses aspectos podem em cada tipo de cirurgia, colaborar para um melhor resultado final no tratamento do paciente.

Quais as limitações na utilização desse tipo de cirurgia?

A maior limitação ainda reside nos custos do uso desse tipo tecnologia. Nos EUA, mais de 90% das Prostatectomias para Câncer de Próstata já são realizadas por esse método. No Brasil, tem crescido a cada ano o número de hospitais que estão adquirindo o robô, além de existirem novos robôs sendo desenvolvidos, fatos que tem barateado o acesso ao método. Além disso, alguns planos oferecem coberturas ou sistema de reembolso, que permite a realização da cirurgia pelo método.

Como devo escolher o Cirurgião que irá realizar a minha cirurgia?

Como todo tratamento, a escolha do profissional que irá acompanhar o paciente deve ser baseada na formação do profissional, na experiência em realização desse tipo de cirurgia, nas participações em congressos, visitações com troca de experiências com outros profissionais e também da capacidade do profissional em se colocar no lugar do paciente e estabelecer uma relação de confiança entre médico e paciente. Dr Bruno tem formação em um dos maiores centros realizadores de Cirurgia Robótica no mundo: o Hospital AC Camargo Cancer Center, reconhecido internacionalmente como uma das principais instituições em tratamento do câncer no mundo. Já tem em seu currículo milhares de cirurgias realizadas por método minimamente invasivo com Cirurgia Robótica e Laparoscopia. Além disso, está sempre presente nos principais congressos nacionais e internacionais voltados para tratamento do paciente urológico com Câncer.

Agora que temos o robô em Bauru, a versão XI Da Vinci, como está o acesso da população à Cirurgia Robótica?

Em março/2020 tive a oportunidade de realizar a primeira Cirurgia Robótica de Bauru e a primeira do sistema Unimed Nacional. Uma enorme honra. Nesse momento, o hospital da Unimed Bauru conta com o que há de mais moderno em Cirurgia Robótica no mundo. A plataforma XI foi a última lançada pela empresa fornecedora do robô e está disponível para realização de cirurgias para os pacientes da Unimed de todo território nacional, cabendo caso a caso avaliar a liberação pelo plano de saúde do paciente. Também operamos Particulares e outros planos de saúde por meio de Reembolso. Cada caso deve ser avaliado com precisão para oferecermos as melhores alternativas de tratamento. Sem dúvidas, pacientes com Câncer de Próstata, Rim, Bexiga e outros orgãos abdominais, terão grandes benefícios em seus tratamentos com o uso da tecnologia.

Além da cidade de Bauru, o senhor também opera Cirurgia Robótica em São Paulo?

Com toda certeza. Mantenho o atendimento dos pacientes nas cidade de São Paulo, Campinas e Londrina, sendo que eles tem a oportunidade de operar conosco nos principais hospitais, como o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, Hospital São Luiz, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Moriah entre outros. Sempre que avaliamos um caso, damos as opções aos pacientes, consultamos as possibilidades que seu plano ofereça sobre coberturas, dentro de um custo X benefício adequado. Para informações sobre valores e coberturas, basta que o paciente nos envie uma mensagem e entraremos em contato.

E quanto custa uma Cirurgia Robótica?

A Cirurgia Robótica tem se tornado cada vez mais acessível aos pacientes. No começo, os custos eram muito altos, porém com novas tecnologias, com maior competitividade, os valores tem abaixado. Os valores variam de acordo com cada caso, se possui plano de saúde ou não, onde ele deseja realizar, qual a complexidade da cirurgia, materiais que serão utilizados e profissionais envolvidos. Desse modo, tem pacientes que não pagarão nenhum valor adicional, outros pagarão apenas pelo uso das pinças do robô e outros pagaram o valor cheio. Pacientes que possuem convênios como UNIMED, BRADESCO, AMIL, SULAMERICA, OMINT, CASSI, CABESP podem possuir facilidades para redução de custos. E os particulares, também sempre orçamos as melhores condições para nossos pacientes. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato que iremos orientar.

Qual mensagem o senhor deixaria ao paciente que busca a Cirurgia Robótica para seu tratamento?

Não há dúvidas que os avanços tecnológicos são incorporados a nossa vida cotidiana e o uso do robô nos tratamentos dos pacientes não é diferente. Hoje a Cirurgia Robótica é consolidada como uma ferramenta que auxilia melhores resultados nos tratamentos cirúrgicos dos pacientes. Estamos a disposição para orientar nossos pacientes sobre os tratamentos bem como sobre como ter acesso ao uso da tecnologia robótica.

3.jpg
bottom of page