top of page
Buscar
  • Foto do escritorBRUNO FELIPE SOUZA

Reversão da Vasectomia, será que é possível?

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), aproximadamente 4 a 6% dos homens que realizaram vasectomia voltam a manifestar o desejo de ter filhos. Nesses casos, a reversão da vasectomia é possível na maioria das vezes. Porém, muitos casais desconhecem que existe a reversão de vasectomia ou ainda acreditam que somente podem ser revertidas vasectomias com menos de dois anos.

Antes de realizar a reversão, o paciente deve realizar uma avaliação urológica e exames pré-operatórios específicos para estimar a taxa de sucesso e, obviamente, a esposa deve ser fértil.

A cirurgia consiste na religação (anastomose) dos canais que conduzem os espermatozoides, os deferentes, que foram interrompidos durante a vasectomia. Como os deferentes possuem diâmetros pequenos, ou seja, o diâmetro interno do deferente é na ordem de décimos de milímetro, a reversão da vasectomia necessita do emprego de microscópio cirúrgico, fios e instrumentais de microcirurgia.

O sucesso da reversão depende de vários fatores, principalmente:

  1. do tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão, sendo melhores os resultados quanto menor for esse tempo. Por outro lado, com a evolução científica nessa área, atualmente existem muitos relatos de sucesso de reversões em vasectomias com até 25 anos;

  2. do tipo de técnica empregada na vasectomia. Vasectomias que preservam melhor os deferentes, evitando lesões e ressecções extensas dos mesmos, apresentam melhores taxas de sucesso de suas reversões;

  3. da qualidade da cicatrização do paciente;

  4. da produção testicular de espermatozoides, habitualmente mantida após a vasectomia;

  5. da presença de espermatozoides no líquido do deferente no intraoperatório da reversão, e de seu aspecto macroscópico;

  6. da experiência do urologista e de sua habilidade em microcirurgia.

Quando a reversão não tiver sucesso, ou não for a opção do casal, ou a esposa não tiver indicação para gravidez – como em casos de obstrução tubária bilateral irreversível –, a fertilização in vitro por meio da injeção intracitoplasmática dos óvulos da esposa, com espermatozoides obtidos do testículo ou do epidídimo, é uma alternativa que apresenta taxa de gravidez de aproximadamente 40%.


Em caso de dúvidas a respeito da Reversão da Vasectomia, agende sua avaliação com Dr Bruno, que possui experiência em microcirurgia, com bons resultados de taxa de gestação em seus pacientes operados.


014 33136740 | 014 32353350 | 014 991014588

287 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page