• Foto do escritorBRUNO FELIPE SOUZA

Atitudes para prevenir o Câncer no Homem

Atualizado: 3 de mai. de 2020

Algumas decisões podem ser tomadas e ter como consequência um menor risco em se desenvolver determinados tumores, bem como permitir um diagnóstico mais precoce que possa levar a tratamentos com perspectivas de cura. Seguem as dicas:

.

➡️ Não fume: o tabagismo está associado a diversos tipos de câncer, entre eles, rins, bexiga, pulmão, entre outros.

➡️ Sexo seguro: a relação desprotegida além de expor à Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs), a exposição ao HPV pode originar o Câncer dd Pênis e de Canal anal, além do Colo de Útero nas mulheres.

➡️ Faça exercícios: a atividade física regular diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares.

➡️ Cuide da Próstata: o exame de rastreio regular com PSA e toque retal é fundamental para o diagnóstico precoce de lesões na próstata.

➡️ Dieta balanceada: dieta pobres em gordura animal e ricas em frutas e vegetais podem diminuir o risco de câncer.

➡️ Use protetor solar diariamente: o câncer de pele é o mais incidente e tem fortr associação a exposição solar.

➡️ Conheça seu histórico familiar: muitos tumores tem associação familiar

➡️ Faça o autoexame dos testículos: os tumores testiculares podem se desenvolver desde a adolescência e pequenas alterações podem ser perceptíveis ao tato.

➡️ Passe com seu urologista anualmente: trata-se do médico mais habilitado a cuidar da saúde do homem como um todo, avaliando as queixas e correlacionando com o funcionamento adequado do corpo masculino.

Agende sua avaliação com Dr Bruno.