Buscar
  • BRUNO FELIPE SOUZA

CIRURGIAS ROBÓTICAS NO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ


NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA, DR BRUNO REALIZOU MAIS QUATRO CIRURGIAS ROBÓTICAS NO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ EM SÃO PAULO.

A CIRURGIA ROBÓTICA É UM PROCEDIMENTO CONSOLIDADO, MINIMAMENTE INVASIVO, INOVADOR QUE TEM SIDO APLICADO NO TRATAMENTO DE DIVERSOS TIPOS DE CÂNCER, MAS TAMBÉM DE DOENÇAS BENIGNAS RELACONADAS AO APARELHO GENITAL E URINÁRIO. ENTRE SEUS BENEFÍCIOS NO TRATAMENTO DOS PACIENTES, PODEMOS CITAR:


MAIOR PRECISÃO

A PLATAFORMA ROBÓTICA AMPLIA A IMAGEM DO CAMPO CIRÚRGICO EM VISÃO TRIDIMENSIONAL. POR MEIO DE UM MONITO


R DE ALTA DEFINIÇÃO, O CIRURGIÃO VISUALIZA AS IMAGENS EM 3D DO ÓRGÃO A SER OPERADO, AMPLIADAS EM ATÉ 15 VEZES. ALÉM DISSO, O ROBÔ TEM QUATRO BRAÇOS ARTICULADOS, SENDO QUE DOIS BRAÇOS ATUAM COMO AS MÃOS ESQUERDA E DIREITA DO CIRURGIÃO E O TERCEIRO BRAÇO COMO A MÃO DO CIRURGIÃO AUXILIAR. NESSES TRÊS BRAÇOS ESTÃO ACOPLADAS PINÇAS CIRÚRGICAS QUE FAZEM AS INCISÕES. ELAS SE MOVIMENTAM EM 360 GRAUS E CONSEGUEM ACESSAR REGIÕES ESTREITAS E ANGULOSAS, COM MOVIMENTOS DE ALTA PRECISÃO, DIFÍCEIS DE SEREM REALIZADOS DIRETAMENTE PELA MÃO HUMANA E POR OUTROS INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS.


MAIOR SEGURANÇA


A PLATAFORMA POSSUI COMPONENTES QUE FORAM PROJETADOS PARA REDUZIR O RISCO DO PROCEDIMENTO, ALÉM DE USAR PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUE FILTRA TREMORES E MOVIMENTOS INDESEJ


ADOS DAS MÃOS DO CIRURGIÃO. PARA TER IDÉIA, CASO O CIRURGIÃO PRECISE R


ETIRAR O ROSTO DA TELA DE CONTROLE O ROBÔ ACIONA UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA QUE TRAVA INSTANTANEAMENTE O EQUIPAMENTO, EVITANDO QUALQUER DANO AO PACIENTE. ALÉM DISSO, SOMENTE CIRURGIÕES CERTIFICADOS, COM TREINAMENTO ESPECÍFICO, PODEM REALIZAR O PROCEDIMENTO. ESSE TREINAMENTO ENVOLVE UMA SÉRIE DE ETAPAS, ENTRE ELAS A REALIZAÇÃO DE MUITAS HORAS DE CIRURGIAS EM SIMULADOR, ALÉM DE ACOMPANHAMENTO DE PROCTORS (CIRURGIÃO EXPERIENTE QUE REALIZA O TREINAMENTO) DURANTE DEZENAS DE CIRURGIAS.


INCISÕES MENORES


AS INCISÕES NA CIRURGIA ROBÓTICA SÃO MENORES, O QUE TRAZ UM BENEFÍCIO ESTÉTICO MAIOR QUE PROCEDIMENTOS CONVENCIONAIS, ALÉM DE MENOR RISCO DE INFECÇÃO.



MENOS RISCO DE COMPLICAÇÕES


NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS, A CIRURGIA ROBÓTICA TRAZ MENOR SANGRAMENTO E DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE TRANSFUSÃO, MENOR RISCO DE INFECÇÃO, DIMINUIÇÃO DA DOR. SEGUNDO EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, QUANDO UTILIZADA PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA TAMBÉM POSSIBILITA UMA RECUPERAÇÃO MAIS PRECOCE DA CONTINÊNCIA URINÁR


IA E DA POTÊNCIA SEXUAL.


MENOR TEMPO DE INTERNAÇÃO E RECUPERAÇÃO


NO CASO DA CIRURGIA ROBÓTICA, POR SER UM PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO, COM MENOR INCISÃO E MENOR RISCO DE COMPLICAÇÕES COMO INFECÇÃO, PERDA DE SANGUE, A ALTA HOSPITALAR GERALMENTE OCORRE MAIS RAPIDAMENTE, ASSIM COMO A RECUPERAÇÃO E A VOLTA AS ATIVIDADES HABITUAIS.


DR BRUNO FOI O PRIMEIRO A REALIZAR UMA CIRURGIA ROBÓTICA NO CENTRO-OESTE PAULISTA, INAUGURANDO O PROGRAMA DO HOSPITAL DA UNIMED BAURU. HOJE JÁ CONTA COM CENTENAS DE PROCEDIMENTOS REALIZADOS, TENDO ATUAÇÃO NA CIDADE DE BAURU/SP E NA CAPITAL SÃO PAULO, NOS PRINCIPAIS HOSPITAIS DO PAÍS COMO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS E NO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo