top of page
Buscar
  • Foto do escritorBRUNO FELIPE SOUZA

Cisto Renal: fiz um Ultrassom e estou com cisto no rim, e agora?


Frequentes são os pacientes que buscam a consulta do urologista por terem realizado algum ultrassom abdominal e ter se descoberto um Cisto Renal.


Os Cistos Renais tem como origem causas genéticas, obstruções do néfron que é a unidade formadora e na qual ocorre a filtração do sangue que passa pelo rim ou ainda ter origem indeterminada.


Sabemos que 15% da população acima dos 70 anos vai ter cistos renais, que em geral não provocam sintomas, mas que quando aumentam de tamanho podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina.


Os Cistos Renais são divididos em simples quando são formados por uma "bolha" de líquido ou complexos, quando possuem septos ou conteúdo sólido em seu interior.


Exames detalhados como Tomografia ou Ressonância podem ser realizados para caracterizar melhor o cisto, podendo classificá-lo conforme a chance de malignidade pela classificação de Bosniak:

.

➡️ Tipos I e 2: 0%

➡️ Tipo IIF: ~5%

➡️ Tipo III: ~60%

➡️ Tipo IV: ~ 90%


O tratamento, em geral, dos tipos I e II é de acompanhamento e dos tipos III e IV cirúrgico, com a extração da lesão, podendo se utilizar a Cirurgia Robótica para esse fim.


Se você possui dúvidas ou deseja esclarecimentos, agende seu atendimento em Bauru com Dr Bruno, que é especialista em Uro- Oncologia.

2.837 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page