A expansão da Cirurgia Robótica no Brasil tem sido marcante nos últimos anos. Já contamos com mais de 70 plataformas robóticas.
Sem dúvidas, é um método que requer grandes investimentos iniciais e de manutenção do robô, além dos custos inerentes a cada procedimento com pinças e materiais.
Ainda assim, um artigo publicado em 2020 na revista médica JAMA Network Open, com 15893 pacientes submetidos a tratamentos oncológicos comparando Cirurgia Aberta x Cirurgia Robótica para tratamentos de tumores urológicos, ginecológicos e intestinais, demonstrou que o custo do tratamento do paciente como um todo foi menor com a robótica, tendo em vista, principalmente que o tempo de internação do paciente, bem como a maior taxa de complicações operatórias são fatores que encarecem a Cirurgia Aberta.
Isso mostra como a precisão da Cirurgia Robótica aliada a seu aspecto minimamente invasivo pode possibilitar melhores tratamentos aos pacientes com um custo x benefício melhor para pacientes e operadoras.
Há uma clara tendência de diminuição dos custos da Cirurgia Robótica havendo maior competividade com os lançamentos de novas plataformas robóticas, com o maior número de cirurgiões especializados na técnica, bem como uma maior cobertura por parte das operadoras, em oferecer o método aos seus pacientes. Discuta com seu médico a melhor forma de tratamento para o seu caso.
😷 Dr Bruno Felipe é médico Uro-Oncologista pelo AC Camargo Câncer Center e Certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive EUA.
Comments