top of page
Buscar
  • Foto do escritorBRUNO FELIPE SOUZA

CUSTO BENEFÍCIO DA CIRURGIA ROBÓTICA


A expansão da Cirurgia Robótica no Brasil tem sido marcante nos últimos anos. Já contamos com mais de 70 plataformas robóticas.  


Sem dúvidas, é um método que requer grandes investimentos iniciais e de manutenção do robô, além dos custos inerentes a cada procedimento com pinças e materiais.  


Ainda assim, um artigo publicado em 2020 na revista médica JAMA Network Open, com 15893 pacientes submetidos a tratamentos oncológicos comparando Cirurgia Aberta x Cirurgia Robótica para tratamentos de tumores urológicos, ginecológicos e intestinais, demonstrou que o custo do tratamento do paciente como um todo foi menor com a robótica, tendo em vista, principalmente que o tempo de internação do paciente, bem como a maior taxa de complicações operatórias são fatores que encarecem a Cirurgia Aberta. 


Isso mostra como a precisão da Cirurgia Robótica aliada a seu aspecto minimamente invasivo pode possibilitar melhores tratamentos aos pacientes com um custo x benefício melhor para pacientes e operadoras. 


Há uma clara tendência de diminuição dos custos da Cirurgia Robótica havendo maior competividade com os lançamentos de novas plataformas robóticas, com o maior número de cirurgiões especializados na técnica, bem como uma maior cobertura por parte das operadoras, em oferecer o método aos seus pacientes. Discuta com seu médico a melhor forma de tratamento para o seu caso. 


😷 Dr Bruno Felipe é médico Uro-Oncologista pelo AC Camargo Câncer Center e Certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive EUA. 

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page