A cada dia, o acesso a Cirurgia Robótica tem se popularizando no Brasil, à medida em que mais médicos são capacitados e que mais equipamentos são adquiridos.
O sistema cirúrgico Da Vinci revolucionou os procedimentos minimamente invasivos. Apesar de todos esses avanços, o sistema cirúrgico da Vinci depende totalmente do comando do cirurgião. O médico alia técnica, conhecimento, experiência e alta tecnologia para oferecer excelentes resultados.
O robô pesa mais de 545 quilos, com 1,75m de altura e 1,27m de largura, sendo composto por 4 partes:
O Console do Cirurgião é composto por um visor, um assento e controles manuais. É o local onde o cirurgião ficará durante todo o procedimento. Ele ficará sentado em posição ergonômica, enxergando imagens em 3D em alta definição de dentro do corpo do paciente. Com as mãos, ele manipula os controles sob o display e seus movimentos dos dedos e pulso serão reproduzidos em tempo real pelos instrumentos do robô.
O Carro do Paciente conta com seus quatro braços articulados, que se movem torno de pontos de articulação fixos. É esse o local onde o paciente será posicionado durante a cirurgia.
As Pinças Robóticas são modeladas a partir do pulso humano, oferecendo uma movimentação mais ampla do que uma mão humana é capaz. Acopladas nos braços do robô, oferecem tempo e sensibilidade de resposta excelente, permitindo a realização de suturas, dissecções e manipulação de tecidos de maneira rápida e precisa.
O Sistema de Visão permite ao restante da equipe acompanhar o procedimento por monitores, para que o médico assistente que fica ao lado do paciente, possa interagir adequadamente com o cirurgião do Console.
Todo esse complexo conjunto de interação entre equipamento e habilidade técnica cirúrgica, permitem ao paciente a busca pelo êxito em seu tratamento de maneira segura e efetiva.
Para mais informações sobre Cirurgia Robótica entre em contato conosco. Dr Bruno é Uro-Oncologista pelo AC CAMARGO CANCER CENTER e certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive EUA. Opera nos principais hospitais de São Paulo e do interior paulista.
Em frente Dr Bruno, além de ser seu paciente - estamos sempre torcendo para o avanço da medicina em todas as áreas e se temos nos dias de hoje as tecnologias de ponta para auxiliar - necessário se faz como coloca em seu artigo um treinamento cada dia maior envolvendo mais profissionais para desenvolver suas competências técnicas e científicas. Parabéns e um grande abraço!