top of page
Buscar
  • Foto do escritorBRUNO FELIPE SOUZA

NOVEMBRO AZUL: PRECISAMOS TOCAR NESSE ASSUNTO


Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo gerar um alerta aos homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, tumor mais comum entre os homens e que esse ano deve ter 65.840 novos casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).


Muitos são os medos que envolvem a avaliação, relacionados a realização do exame de toque retal, bem como possíveis sequelas de tratamentos relacionados ao Câncer de Próstata. E é nesse sentido que precisamos conscientizar os homens e tocar nesse assunto:


Precisamos entender que o Câncer de Próstata está associado com:

- Idade: há uma maior incidência em homens acima dos 50 anos.

- Histórico Familiar: pacientes com familiares que já tenham tido, tem de 3 a 10X mais chances de serem acometidos pela doença.

- Hábitos: homens obesos, usuários de anabolizantes, sedentários, tabagistas e com alto consumo de bebidas alcoólicas parecem ter maior incidência.


Os sintomas do Câncer de Próstata são silenciosos, de modo que, dizer que não sentir nada é justificativa para não se realizar os exames, não tem fundamento. Sabe-se que 95% dos pacientes que tem sintomas relacionados ao Câncer de Próstata são pacientes que já apresentam doença avançada.


A detecção do tumor envolve a realização do exame de PSA e toque retal, os quais servem de alerta, e que se alterados, deverão motivar a realização de uma biópsia prostática.


O esforço em se realizar o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata é para permitir que esse paciente possa ser tratado com chances de cura que superam os 90% de chance.


Hoje, com os métodos menos invasivos de tratamento, e a Cirurgia Robótica tem ganhado grande espaço nesse sentido, cada vez mais os pacientes tem atingido êxito em estarem curados após o tratamento, com excelentes resultados funcionais em relação a recuperação da continência urinária e da potência sexual.


Por isso, deixamos a orientação para que os homens busquem seus urologistas para uma avaliação não só da próstata, mas da saúde do homem como um todo, que por muitas vezes é negligenciada pelo próprio homem. E que os filhos e esposas também possam influenciar os homens de sua casa para cuidarem de sua saúde.

275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page