• BRUNO FELIPE SOUZA

VERRUGA GENITAL E O HPV

Verrugas Genitais tem caracteristicamente o aspecto de les√£o elevada com aspecto parecido com o de uma "couve flor"ūüćĄ, tendo associa√ß√£o com a infec√ß√£o pelo HPV (Papilomavirus Humano).‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ

A Verruga Genital costuma se desenvolver na vulva, vagina, colo do √ļtero, p√™nis e regi√£o pr√≥xima ao √Ęnus.‚ÄČExistem dezenas de tipos de HPV, sendo que alguns tipos chamados de "alto risco" est√£o relacionados ao desenvolvimento de c√Ęncer.‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ

As verrugas relacionadas ao HPV podem surgir depois de anos ap√≥s o contato pela via sexual, sendo que o v√≠rus pode permanecer "adormecido" (estado latente) nesse per√≠odo. A diminui√ß√£o da resist√™ncia do organismo pode desencadear a multiplica√ß√£o do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de les√Ķes cl√≠nicas e/ou subcl√≠nicas.‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ

ūüĒćO diagn√≥stico pode ser realizado pelo m√©dico por meio da avalia√ß√£o da les√£o a olho nu e com o aux√≠lio de lupas ou dermatosc√≥pio. A infec√ß√£o latente, ou seja, aquelas que n√£o manifestam les√£o, poder√£o ser diagnosticadas com testes laboratoriais espec√≠ficos como a Captura H√≠brida que busca presen√ßa de DNA viral.‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ

ūüė∑As verrugas precisam ser tratadas, pois o atraso no tratamento das verrugas genitais pode tornar as les√Ķes mais extensas e potencialmente mais graves, al√©m do risco de transmiss√£o do v√≠rus para os parceiros. At√© recentemente, a remo√ß√£o das verrugas genitais era realizada basicamente pela destrui√ß√£o do tecido afetado por meio de cauteriza√ß√£o qu√≠mica ou cir√ļrgica. No entanto, cada indiv√≠duo responde de maneira diferente ao tratamento. Alguns podem precisar de uma sess√£o de terapia, outros de v√°rias sess√Ķes e outros n√£o respondem a este tratamento convencional. Neste √ļltimo caso deve-se utilizar ou associar a imunoterapia para tratamento adequado.‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ

Em casos de les√Ķes genitais, realize uma avalia√ß√£o.‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ

ūüŹÖDr Bruno √© Urologista pela Sociedade Brasileira de Urologia e membro da American Urological Association EUA.‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ‚ÄČ

14 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio